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Title: Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no âmbito do Programa REUNI: Um enfoque para a Graduação da UFRB.
Authors: Jesus, Flávia Sabina de
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo investigar os efeitos da Política do Reuni na graduação da UFRB, do ponto de vista da ampliação de cursos e número de vagas, nos meandros da expansão interiorizada. O estudo aportou-se nos aportes teóricos de Teixeira (2002), Morosini (2001) e Brandão (2012) com contribuições sobre política pública de expansão, nas políticas educacionais. Optou-se pela abordagem de natureza qualitativa. Quanto ao tipo, à pesquisa foi exploratória e descritiva e quanto aos fins aderiu-se ao viés descritivo aliado à análise documental. Foram utilizados procedimentos de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários para representantes da Administração Central, Diretores de Centro, representantes Docentes/Sindicais e estudantes, todos pertencentes à UFRB. Os dados obtidos deram bases para a triangulação. Em desfecho, concluí-se com relação à adesão da UFRB ao REUNI, que ela foi fundamentada em discussões incipientes; no aspecto da concepção do Programa na Instituição possui metas muito extensas para uma jovem instituição com pouca experiência administrativa; no tocante a expansão dos cursos de graduação tem ocorrido num quantitativo menor do que o previsto; com relação à estrutura para funcionamento dos cursos é insuficiente para abarcar a expansão; a interiorização vem ocorrendo de forma limitada, pois o acesso de alunos provenientes de cidades do Recôncavo da Bahia na UFRB, apesar de crescente ainda é menor do que de outras regiões e os gestores acreditam que os dois gargalos da Instituição após o programa foram a infraestrutura e a contratação de servidores. Aponta-se como alternativa para o aprimoramento da expansão a construção de um seminário de prestação de contas promovido pela Administração Central com a participação da comunidade acadêmica para expor suas percepções com o programa e planejar em conjunto ações para superar os gargalos da graduação pós REUNI. Além disso, com a vasta experiência adquirida com o programa REUNI montar um planejamento com ações voltadas para novas expansões dos cursos da universidade.
This dissertation aims investigate the effects of REUNI Policy in UFRB graduation from the point of view of expansion of courses and number of vacancies in the intricacies of internalized expansion. The study was based on the theoretical referential of Teixeira (2002), Morosini (2001) and Brandão (2012), among others, with contributions on public policy, expansion, equity and quality in educational policy. An approach of quantitative nature was chosen, predominantly qualitative. As for the type, the research was mixed (exploratory and descriptive) and as to the ends, it was adhered to the descriptive bias allied to documental analysis. Direct observation procedures were used, semi structured interviews and questionnaires for the representatives of the Central Administration, Center Directors, representatives Teachers / Labor Union and students, all belonging to UFRB. The data obtained gave the basis for the triangulation. In conclusion, in relation to the accession of the UFRB to REUNI, it was based on incipient discussions; in the aspect of the Program conception in the institution it was too daring for a young institution with little administrative experience; regarding the expansion of Graduation courses, it happens that the quantitative is lower than expected; in relation to the structure to run the courses is insufficient to cover the expansion, the internalization occurs in a limited way, because the access of students from the cities in the Reconcavo region of Bahia at UFRB, despite its growing, it is still lower than in other regions and the managers believe that the two bottlenecks institution after the program were hiring servers and infrastructure. It is pointed out as an alternative to improve the expansion, the construction of a of an accountability Seminar promoted by the Central Administration with participation of the academic community to expose their perceptions with the program and plan actions together to overcome the bottlenecks of graduation after REUNI.
Keywords: Educação Superior
Política de Expansão
Democratização
Interiorização
URI: http://hdl.handle.net/123456789/734
Issue Date: 22-Oct-2013
Appears in Collections:CCAAB - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (Dissertações)

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