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Title: Os cabelos mágicos: identidade e consumo de mulheres afrodescendentes no Instituto Beleza Natural.
Authors: Cruz, Cíntia Câmara Pinto da
Abstract: Neste texto apresento dados da pesquisa sobre o Instituto Beleza Natural, uma rede genuinamente brasileira composta por 12 salões de beleza, cujo principal serviço é o tratamento de cabelos crespos não com o objetivo final de alisá-los, mas sim de torná- los cacheados. Este empreendimento já é tido como um dos gigantes da Classe C na economia brasileira e em 2012 o seu faturamento esteve acima de R$ 100 milhões de reais. O objetivo da pesquisa é compreender os motivos de tamanho sucesso do salão considerando que o seu público é majoritariamente composto por mulheres afro- brasileiras e pertencentes à classe C. As informações para a pesquisa foram obtidas através do uso da metodologia qualitativa, constituída da realização de entrevistas com funcionários e clientes da filial do Instituto Beleza Natural localizado no Largo do Tanque em Salvador, da observação participante e da análise do discurso do depoimentos e do material de divulgação disponível no site da própria empresa. O texto suscita reflexões sobre o cabelo crespo e suas representação na sociedade brasileira, bem como a relação entre o cabelo, consumo e identidade. Na contramão da maioria dos estudos sobre o tema que se voltou para análise do papel do cabelo crespo na construção e no fortalecimento de uma identidade negra, especialmente nos espaços dos salões étnicos, pretende-se compreender o sucesso deste empreendimento e a transformação do cabelo crespo em cabelo cacheado para a conquista da autoestima desta clientela.
In this text we present research about Beleza Natural Beauty Shop, a network composed of 12 Brazilian salons, whose main service is the treatment of curly hair is not the straightening them, but to make them curly. This company is already considered one of the biggest of low class in the Brazilian economy and had received in 2012 up from R$ 100 million. The objective of the research is to understand the reasons for such success of the beauty shop, and that his audience is mainly composed of african-Brazilian women, belonging to low class. The information for the study were obtained through the use of qualitative methodology consisting of interviews with employees and customers affiliate Natural Beauty Institute located in Largo do Tanque in Salvador, participant observation and discourse analysis of the testimonies and material disclosure available on the company's own website. The text reflects about curly hair and their representation in Brazilian society, as well as the relationship between the hair, consumption and identity. Contrary to most studies on the topic turned to analyzing therole of curly hair in building of the black identity, especially in areas of ethnic studies, we intend to understand the success of this project and the transformation of curly hair curly hair for the conquest of the afro brazilien womens self-esteem.
Keywords: Mulher - Identidade cultural
Mulheres afrodescendentes
Mulher -beleza negra
Mestiçagem
Negritude
URI: http://hdl.handle.net/123456789/777
Issue Date: 1-Dec-2013
Appears in Collections:CAHL - Dissertações

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