Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/handle/123456789/877
Title: Pedagogia Hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado
Authors: Silva, Neiton da
Abstract: O debate sobre a Pedagogia Hospitalar se insere no quadro de ampliação dos espaços de atuação dos profissionais do campo de Pedagogia, e procura se estabelecer a partir da relação entre a Educação e a Saúde. Além desses aspectos, este campo emergente de atuação do pedagogo advoga a favor dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados que, acometidos por uma patologia aguda ou crônica, têm seus momentos de brincadeira e de aprendizado cerceados, ficando longe da família e da sua rotina no âmbito das instituições nas quais transita cotidianamente. Em função da natureza do espaço laboral mencionado, o pedagogo é chamado a desenvolver ações educativas pautadas no cuidado, sob o intento de ajudar na promoção da saúde dos sujeitos enfermos no sentido de que, em meio ao frio, a tristeza, o medo e a dor, possam encontrar a motivação e uma saída prazerosa para viver e sorrir, até que chegue a hora de voltar para casa. No entanto, é válido salientar que a complexidade inerente à Pedagogia Hospitalar suscita uma formação necessária para uma atuação consciente, humana e ética por parte dos pedagogos, impondo-lhes a demanda de construírem e de fazerem uso dos saberes da experiência, articulados aos saberes científicos, pedagógicos e transversais, para uma atuação segura, dinâmica e coerente.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Formação de professores
Humanização
Crianças/adolescentes hospitalizados
Publisher: Editora UFRB
metadata.dc.rights: acesso aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/877
Issue Date: 2013
Appears in Collections:EDUFRB: Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedagogia hospitalar.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.