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Title: A Formação de Estruturas Policêntricas como Ferramenta Gerencial no Processo de Inovação de Políticas Públicas: o caso da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Authors: Almeida, Rodrigo José Lima
Abstract: O percurso inicial desta dissertação remonta aos modelos de Administração Pública do Brasil, tendo como proposta elementar a contextualização histórica desses paradigmas, que se engajam como requisito embrionário no desenvolvimento teórico, norteando a realização do estudo de caso desta pesquisa. O pressuposto deste trabalho consiste no entendimento de que o modelo de formação de Estruturas Policêntricas, implantado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, constitui, na percepção dos gestores, uma importante ferramenta para inovação e gestão de políticas públicas. Busca-se, como objetivo central deste trabalho, apresentar o modelo de formação de Estruturas Policêntricas, adotado pela UNEB, sob a perspectiva de seus gestores, como mecanismo estratégico do paradigma gerencial de administração pública, tendo em vista o processo de inovação e de gestão de políticas públicas. A viagem teórica aborda o processo de formação da gestão pública no país, especificando, de forma geral, a estrutura patrimonialista, seus aspectos principais, características e fatores limitantes. Além da análise patrimonial, é delineado o molde burocrático com um foco ampliado: são mostradas suas peculiaridades, alguns conceitos e disfunções que o caracterizam. Após a trajetória por esses dois padrões, o estudo recai consubstancialmente no molde gerencial ou gerencialismo, doutrina administrativa que permeia a gestão pública atualmente. O modelo gerencial é tratado com um olhar mais abrangente: descrevem-se apreciações, distinções e direcionamentos desse princípio. Nesse cenário, este estudo analisa uma das vertentes que compõem essa doutrina: as Estruturas Policêntricas ou em Redes, concepção que procura dinamizar as composições administrativas das entidades públicas e privadas por meio de um novo arcabouço organizacional, pautado na expectativa de elevação dos índices da gestão, sobretudo a eficácia, eficiência e efetividade. Essa aba do gerencialismo é profundamente teorizada, sendo abordada a concepção, descrição, metodologia e resultados vislumbrados através de um estudo realizado em uma das Secretarias do Ministério da Integração Nacional do Brasil. Tais aspectos são essenciais para o confronto com os dados levantados na análise do item de estudo deste trabalho. É objeto desta pesquisa, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, maior instituição de ensino superior pública do Norte-Nordeste do país que, engajada na intenção da visão gerencial, adotou como arquétipo de gestão a organização em Redes. Exibe-se o contexto histórico, o arcabouço jurídico-administrativo e o perfil administrativo da universidade, sendo as inferências sobre essa organização, centradas com maior riqueza de detalhes nas etapas do processo de implantação, formação e construção do paradigma de Redes de Gestão Departamental, aspecto organizacional concebido sob os pilares das estruturas policêntricas. A pesquisa possui o caráter qualitativo e quantitativo, sendo sua natureza descritiva e o método de análise o Estudo de Caso. Para obtenção dos resultados, aplicou-se um questionário, divido em oito eixos, aos gestores de todas as unidades departamentais que compõem a UNEB. Após coleta, os dados foram analisados com base na escala de Likert. Nas informações angariadas verificou-se que os gestores unebianos consideram o modelo de gestão por meio de estruturas policêntricas como importante, no entanto o resultado encontrado em relação ao nível de satisfação dessa ferramenta foi baixo. Ao final, constata-se o atendimento parcial ao pressuposto estudado, de modo que os dados, informações e resultados mencionados nesta dissertação permitem aos gestores públicos, sociedade civil, formadores de opinião, além do meio científico-acadêmico e demais pesquisadores, compreenderem melhor a gestão pública sob o viés do modelo de gestão em Redes, sobre os pilares da inovação, políticas públicas e modelos de administração.
The initial course of this work dates back to the models of public administration in Brazil, with the proposed elementary historical context of these paradigms, as a requirement to engage in embryonic development theorist, guiding the implementation of the case study of this research. The assumption behind this work is the understanding that the training model of polycentric structures, implemented at the University of the State of Bahia - UNEB, is in the perception of managers, an important tool for innovation and management of public policies. Seeks, as its central objective of this paper was to present the model of formation of polycentric structures adopted by UNEB the perspective of their managers, as a mechanism of strategic management paradigm of public administration, in view of the innovation process and management public policy. The journey theoretical approaches the training of public administration in the country, specifying, in general, the patrimonial structure, its main aspects, and characteristics and limiting factors. Besides the analysis sheet, bureaucratic mold is outlined with a focus expanded: their peculiarities are shown, some concepts and dysfunctions that characterize it. After the trajectory for these two patterns, the study lays in the mold consubstantially management or managerialism, administrative doctrine that permeates public management today. The management model is treated with a broader perspective: we describe assessments, distinctions and guidelines of this principle. In this scenario, this study examines one of the aspects that make up this doctrine: the polycentric structures or networks, a concept that seeks to streamline the administrative composition of public and private entities through a new organizational framework, based on the expectation of rising levels of management especially the effectiveness, efficiency and effectiveness. This tab managerialism is deeply theorized, being approached to design, description, methodology and results glimpsed through a study of one of the Secretaries of the Ministry of National Integration of Brazil. These aspects are essential to the confrontation with the data obtained in the analysis of the study of this work item. It is the object of this research, the University of the State of Bahia - UNEB, largest institution of higher education public North-East of the country, engaged in the intention of management vision, adopted as an archetype management organization in Networks. Displays the historical context, the legal-administrative and administrative profile of the university, and inferences about the organization, centered with greater detail on the steps of the deployment process, training and construction Paradigm Network Management Departmental aspect organizational conceived under the pillars of polycentric structures. The research has the qualitative and quantitative, and its descriptive nature and method of analysis case study. To obtain the results, we applied a questionnaire, divided into eight axes, managers of all departmental units that make up the UNEB. After collection, the data were analyzed based on the Likert scale. In information collected found that managers consider unebianos management model through polycentric structures as important, however the results found in the level of satisfaction of this tool was low. At the end, there is a partial answer to the assumption studied, so that the data, information and results mentioned in this dissertation allow public officials, civil society, opinion-makers, and the scientific-academic and other researchers better understand public management under the bias network management model, on the pillars of innovation, public policy and administration models.
Keywords: Gestão Pública
Administração Gerencial
Estruturas Policêntricas ou Redes
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
URI: http://hdl.handle.net/123456789/898
Issue Date: 4-Dec-2015
Appears in Collections:CCAAB - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (Dissertações)

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