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dc.creatorSouza, Erivaldo Santana de-
dc.date.accessioned2020-03-13T16:28:08Z-
dc.date.available2020-03-13T16:28:08Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Erivaldo Santana de. Impactos do programa de bolsa permanência na vida acadêmica de estudantes oriundos de comunidades quilombolas: um estudo na ufrb. um estudo na UFRB. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Ufrb, Cruz das Almas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/handle/prefix/1108-
dc.description.abstractThe present study analyzed the impacts of the Permanence scholarship Program on the academic life of students from quilombolas communities. The development of this study was carried out with students enrolled in undergraduate courses at the Federal University of the Recôncavo da Bahia (UFRB), self-defined quilombolas and attended, during the period from 2013 to 2015, by the Permanent Residence Program (PBP) of the Ministry of Education. To this end, it was possible to understand the importance of: identifying the quilombola students from the UFRB inserted in the PBP, outlining their profile and analyzing how this insertion interfered in their academic development. The methodology used involved the construction of a theoretical reference about other investigations already carried out on this subject; Documentary research with analyzes of official and institutional documents that support the Bolsa Permanência Program of the Ministry of Education, as well as a case study with the application of semistructured interviews to the selected students with a view to analyzing the academic impact of the program in its history of student life in the university. The results of this research indicate that among the academic impacts of the PBP stand out: 1. Greater time for dedication to studies; 2. Increase of the approval rate in curricular components; 3. Expansion of the possibility of acquisition of didactic material; 4. Expansion of Feasibility of participation in academic activities related to research and extension; 5. Greater level of participation in scientific events; 6. Greater possibilities of presenting papers in scientific events. From the data found, it was possible to bring some suggestions with a view to collaborate to implement the Policies of Permanence at UFRB that impact on the academic formation of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Neubler Nilo Ribeiro da Cunha (neubler@ufrb.edu.br) on 2020-03-13T16:28:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Erivaldo_Versão final2.pdf: 1568894 bytes, checksum: 8cfbf46c487126e434e569671e7179b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-13T16:28:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Erivaldo_Versão final2.pdf: 1568894 bytes, checksum: 8cfbf46c487126e434e569671e7179b8 (MD5) Previous issue date: 2017-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEstudantes Quilombolaspt_BR
dc.titleImpactos do programa de bolsa permanência na vida acadêmica de estudantes oriundos de comunidades quilombolas: um estudo na UFRBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar os impactos do Programa de Bolsa Permanência (PBP) na vida acadêmica de estudantes provenientes de comunidades quilombolas matriculados em cursos presenciais de graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para esse fim, foi necessário identificar e traçar o perfil de estudantes quilombolas da UFRB inseridos no PBP, analisando de que forma essa inserção interferiu em seu desenvolvimento acadêmico. A metodologia utilizada envolveu a construção de um referencial teórico acerca desta temática em estudo; pesquisa documental a partir de documentos oficiais e institucionais que amparam o Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação, além do estudo de caso com aplicação de entrevistas semiestruturadas aos discentes da UFRB autodefinidos quilombolas e atendidos, no período compreendido de 2013 a 2015, pelo Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação. Os resultados desta investigação apontam que dentre os impactos acadêmicos do PBP destacam-se: 1. Maior tempo para dedicação aos estudos; 2. Aumento do índice de aprovação nos componentes curriculares cursados; 3. Ampliação da possibilidade de aquisição de material didático; 4. Ampliação da viabilidade de participação em atividades acadêmicas ligadas à pesquisa e extensão; 5. Maior nível de participação em eventos científicos; 6. Ampliação das possibilidades de apresentação de trabalhos em eventos científicos. A partir dos dados encontrados foi possível elaborar sugestões com vistas a colaborar com as Políticas de Permanência implementadas pela UFRB.pt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435pt_BR
dc.contributor.referee2Almassy Júnior, Alexandre Américo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3503505739847214pt_BR
dc.contributor.referee3Borghi, Idalina Souza Mascarenhas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6358766977731137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2635514933819249pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:CCAAB - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (Dissertações)

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